top of page

7 Dicas de cuidados essenciais para a sua tatuagem nova


Existem centenas de artigos e vídeos na internet de tatuadores explicando qual a maneira ideal de cuidar da tatuagem e isso só faz aumentar a dúvida de quem está procurando o método mais seguro e eficaz para cuidar da nova tattoo. Neste artigo, eu irei compartilhar com você as minhas sugestões e porquê.

Começo já decepcionando quem vem procurar procura por um guia definitivo e milagroso para se obter a cicatrização perfeita... porque ela não existe. Isso mesmo. Não existe um único método para se cuidar da tatuagem. Cada organismo é único e responde de forma singular às intervenções da tatuagem, piercing, assim como aos procedimentos adotados durante o processo de cicatrização.

Começando pelo maior e mais importante cuidado que você, cliente, deve tomar para ter a tatuagem que você sempre sonhou e não se decepcionar:

1. A escolha do tatuador

Antes de mais nada, vamos esclarecer que VOCÊ, cliente, é o maior responsável pelo seu corpo, pois as marcas de uma tatuagem (seja ela bem feita ou mal feita) ficarão eternamente gravadas no SEU corpo. Por isso, sua responsabilidade começa assim que você decide fazer uma tatuagem, ao escolher um profissional de confiança.

Utilize critérios que você utilizaria antes de escolher um médico ou um dentista. Não vá apenas pelo preço. Fale com ele, procure trabalhos anteriores e feedback de outros clientes, visite o estúdio ou local onde ele trabalha, verifique se o

local é limpo e o material descartável, certifique-se de que se trata de um profissional sério.

Discuta com ele a sua ideia. Um bom profissional escuta e dá a sua opinião também, mas lembre-se: a palavra final é SUA.

Escute as orientações do tatuador antes de fazer a tatuagem e questione se for necessário. A maneira dele com certeza será diferente da minha, mas o importante é que ele saiba te explicar o porquê (e te convença, é claro).

Agora sim… tatuagem feita, vamos à forma como eu oriento meus clientes a cuidarem das suas tatuagens:

2. O uso do plástico depois de fazer a tatuagem

Logo depois de fazer a sua tatuagem, o tatuador deverá cobrir a região tatuada com plástico PVC (sim, o mesmo PVC que você usa na sua cozinha). O PVC vai evitar que bactérias e outras impurezas entrem em contato com a área machucada e causem uma infecção. Isso não significa que o PVC deva ser usado constantemente. O uso constante do plástico “abafa” a região machucada, deixando-a quente e úmida, ou seja, perfeita para a proliferação de fungos e bactérias. Por isso, o ideal é que o PVC seja utilizado durante períodos curtos de tempo, ou seja, durante o trajeto do estúdio para a sua casa, ou de casa para o trabalho ou ainda em casos excepcionais para evitar que a tinta manche suas roupas e lençóis nos primeiros dias. Quanto mais deixar sua tatuagem respirar, melhor.

3. Limpeza da tatuagem

Durante o banho, faça espuma com o sabonete e limpe a tatuagem com a espuma para agredir o menos possível a pele machucada. Não deixe a água quente cair direto sobre a tatuagem para não irritar a pele também! Use uma toalha de uso exclusivo seu ou papel toalha para deixá-la bem sequinha! Para tatuagens grandes e coloridas, é legal também passar uma camada bem fina de vaselina sólida antes do banho.

4. Uso de pomada cicatrizante

Existem diversas pomadas no mercado indicadas para o uso durante o período de cicatrização da pele (que dura em média 30 dias). A escolha da pomada varia muito conforme o gosto do cliente. Eis aqui algumas que eu cheguei a testar.

Nebacetin: protege a pele e combate infecções. Já utilizei e funcionou perfeitamente. Entretanto, mais de um cliente já apresentou reação alérgica a essa pomada. Pois isso, sugiro cautela.

Bepantriz (ou Bepantol): protege a pele e previne reações infecciosas. É o atual queridinho dos tatuadores. Uma camada fina basta.

Vaselina sólida: muito usado antes do Bepantol e do Nebacetin. A vaselina hidrata e protege a região das sujidades, mas nada mais além disso. Há quem diga que as pomadas estimulam o organismo a expelir a tinta da tatuagem, fazendo com que a tatuagem fique falhada. Esse tipo de problema não acontece com a vaselina.

Conclusão: se você já tem uma tatuagem e já está habituado a utilizar uma pomada, continue usando a mesma. Se não, teste outras até achar aquela cujo resultado mais te agrada.

5. Evite água de mar e piscina

Gente, isso é sério e vale tanto para tatuagem quanto piercing! Você já pensou quantas pessoas passam diariamente pela piscina do seu condomínio ou do clube? Já pensou que elas podem ser portadoras de alguma doença transmissível ou alguma infecção de pele? E quantos microorganismos vivem no mar e que podem ser nocivos a você? Por isso, evite a água de piscina e mar durantes os 30 primeiros dias! E depois disso, use sempre o protetor solar quando tiver que se expor ao sol. Isso irá manter a sua tatuagem mais nítida por muito mais tempo.

E se você ainda tem alguma dúvida sobre o que estou falando, sugiro que leia este artigo aqui: http://hora7.r7.com/fotos/homem-entra-no-mar-cinco-dias-apos-fazer-tatuagem-e-morre-por-causa-de-infeccao-10072017.

6. Alimentação saudável com ou sem tatuagem

Pasmem! Não existem evidências científicas que comprovem que a alimentação pode interferir na cicatrização da pele tatuada. Eu mesma, por anos, aconselhei meus clientes que evitassem comida gordurosa, doces etc. Mas se pararmos para analizar:

  • Se um alimento te faz mal ou te causa alergia antes de fazer uma tatuagem, obviamente ele te fará mal depois também. Então devemos evitar esse alimento SEMPRE.

  • Sua pele está machucada. Logo seu organismo precisa estar saudável para poder se recuperar. Por isso, uma alimentação balanceada é o ideal.

  • Quando digo alimentação balanceada, quero dizer SEM EXAGEROS. Ou seja, pode comer feijoada e tomar cerveja? Pode! Pode se acabar na feijoada ou beber até cair? Não!

Faz todo sentido, certo?

Para finalizar...

Repetindo… cada organismo é único e responde de forma singular durante a fase de cicatrização. A qualquer sinal de que a pele não está respondendo bem ao tratamento, procure a orientação do seu tatuador. Todos os meus clientes tem fácil acesso a mim através do Facebook e Whatsapp. Tenha isso com o seu tatuador também!

Dúvidas? Elogios? Críticas?

Deixe aqui seu comentário :)

Boa riscar e até mais!

Referências:

http://hora7.r7.com/fotos/homem-entra-no-mar-cinco-dias-apos-fazer-tatuagem-e-morre-por-causa-de-infeccao-10072017

http://piercer-snoopy.blogspot.com.br/search/label/Cicatriza%C3%A7%C3%A3o%20do%20local%20Perfurado%20ou%20Tatuado

https://www.tattoodo.com/a/2015/10/dermatologia-mitos-e-verdades-da-cicatriza%C3%A7%C3%A3o-das-tatuagens/


26.569 visualizações3 comentários
bottom of page